O ACTO DE FOTOGRAFAR (Introdução)
- manbraga
- 27 de set. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de out. de 2023
Câmara Fotográfica. Definições
- Exposição: existem três factores essenciais que permitem regular a exposição - a velocidade (tempo de exposição), a abertura e a sensibilidade. A exposição correcta depende de uma boa combinação daqueles factores. A velocidade e a abertura têm sentidos diferentes, mas a utilização dos conjuntos que permitem a mesma exposição têm outras consequências, como a profundidade de campo.

- Objectiva: é constituida por diafragma (regula a entrada de luz), obturador (regula o tempo de exposição) e sensor (define a sensibilidade - ISO / fotografia digital).

Lentes: ponto focal e distância focal

- Distância Focal: a distância entre o ponto focal e o sensor (ou película fotográfica). As lentes com a distância focal de 50 mm são consideradas "normais", as objectivas com lentes com distância focal inferior são as "grande angular" e as de maior distância focal são as "teleobjectivas".

Diafragama: tipo de obturador que regula a entrada de luz.

- Velocidade do obturador: também chamado tempo de exposição, determina o tempo durante o qual o obturador permanece aberto.
- Sensor: nas câmaras de filme, o sensor corresponde a um rectângulo de película com
24 mm x 36 mm (o negativo de cada fotografia). Nas câmaras digitais, o sensor é geralmente menor (as câmaras mais recentes são já - fullframe). A sensibilidade fotográfica ou sensabilidade ISO (do nome das normas) refere-se à sensabilidade de superfícies fotosensíveis, utilizadas em fotografia.
Na figura seguinte, podem vêr-se os tipos de imagens obtidas, conforme os valores considerados - na primeira linha, a abertura (note-se a profundidade de campo); o tempo de exposição na segunda linha; a sensibilidade na terceira linha (aumento de grãos).


Velocidade, abertura e sensibilidade.
Kommentare